2017

-

tek.sapo.pt, Davide Fernandes

Ataques através de aplicações Web aumentam 69 % no último trimestre de 2017

O último relatório da Akamai sobre cibersegurança dá conta de uma subida de 30% face ao trimestre anterior, ao mesmo tempo que alerta para um possível aumento de botnets em altura das festividades natalícias.

Os números do mais recente relatório trimestral da Akamai registam um aumento, durante o último trimestre, de 69% nos ataques através de aplicações web em relação ao ano anterior.

O estudo observa que os ciberataques com origem nos EUA aumentaram 217% em relação ao período homólogo e que, em relação ao trimestre anterior, verificou-se um aumento de 48%.

No que diz respeito aos ataques DDoS houve um aumento de 13% no número médio de ataques por cada alvo (36) e, face ao mesmo trimestre de 2016, o relatório indica um aumento de 8% no número de ataques DDoS.

Também os ataques de injeção SQL aumentaram 62% em relação o ano anterior e aumentaram 19% desde o último trimestre.

Talvez o mais alarmante do relatório seja o aviso de possíveis ameaças em grande escala de botnets da IoT, como o ataque Mirai, no ano passado.

Na verdade, o Mirai, um worm que procura tomar controlo sobre dispositivos com o sistema operativo Linux e depois, através de uma rede de “computadores zombificados”, dissemina software malicioso, ainda está operacional, segundo o estudo.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.