2018

-

infosecurity-magazine.com, Davide Fernandes

Cibersegurança: Ataques DDoS quase que duplicam desde Janeiro

Existe uma crescente preocupação com a Cibersegurança, tendo em conta as empresas que foram alvo de 237 tentativas de ataque DDoS (média mensal) durante o terceiro trimestre, que é o equivalente a oito tentativas de ataque DDoS a cada dia. Isto representa um aumento de 35% nas tentativas mensais em relação ao trimestre anterior e um aumento de 91% nas tentativas mensais de ataque em relação ao primeiro trimestre.

Estes dados provêm do último relatório de Tendências e Análises DDoS da Corero Network Security, que descobriu que a taxa de ataques, baseada nas tentativas de ataque DDoS contra os clientes da Corero está a ser estimulada pela crescente disponibilidade de serviços de DDoS por contrato e pela proliferação de dispositivos de IoT.

Por exemplo, o Botnet Reaper já é conhecido por já ter infectado milhares de dispositivos e acredita-se que seja particularmente perigoso devido à sua capacidade de utilizar falhas de segurança conhecidas no código dessas máquinas inseguras.

Além da frequência de ataques, os dados da Corero revelam que os hackers estão a usar ataques sofisticados contra a segurança das organizações. Um quinto das tentativas de ataque DDoS documentadas pela Corero durante o segundo trimestre de 2017, usou vários vetores de ataque com várias técnicas, na esperança de que um, ou a combinação de alguns, possa penetrar nas defesas de segurança da rede alvo.

“Os pedidos de resgate são dos truques mais antigos de um hacker, e com as criptomoedas, é uma maneira anónima para eles ganharem lucro”, disse Ashley Stephenson, CEO da Corero. “(…) Pagar o resgate raramente é a melhor defesa, pois apenas encoraja que essas exigências se espalhem como um incêndio. Está provado que, com uma proteção adequada para eliminar automaticamente a ameaça DDoS, as organizações estarão numa posição muito mais forte “.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.