Abril 2018

-

infosecurity-magazine.com, Davide Fernandes

Cibersegurança: Ataques dirigidos ao setor industrial crescem rapidamente

Ciberataques contra empresas no setor industrial estão em alta, atingindo mais de um quarto dos inquiridos numa pesquisa recente da Kaspersky.

O levantamento de riscos de segurança de TI da Kaspersky Lab descobriu que cerca de 28% das 962 empresas do setor industrial que foram inquiridas enfrentaram ciberataques no último ano. Este número representa 8% a mais do que no ano passado, quando apenas um quinto do mercado industrial foi alvo deste tipo de ataques.

“O facto de que este tipo de incidentes cresceu em mais de um terço, sugere fortemente que os grupos cibercriminosos estão cada vez mais a prestar atenção ao setor industrial”, registou a Kaspersky no relatório.

Apesar da falta de preparação, as próprias organizações industriais estão plenamente conscientes da necessidade de proteção de alta qualidade contra ciberataques. Um total de 62% dos funcionários de empresas deste sector acreditam firmemente que é necessário usar um software de segurança de TI mais sofisticado. No entanto, o software por si só não é suficiente: quase metade (49%) dos inquiridos da empresa industrial culpa o staff interno por não seguir corretamente as políticas de segurança de TI, o que corresponde a 6% a mais face à realidade que ocorre em empresas de outros setores.

Na Cibersegurança as ações de formação e de consciencialização surgiram como uma obrigação, dado que qualquer funcionário, desde o lado da administração até à linha de produção, desempenha um papel fundamental na segurança da empresa e tal facto assegura a continuidade operacional da mesma.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.