18 Outubro 2021

-

ROOX

Lançamento do Observatório ROOX para o setor da advocacia

A ROOX lançou oficialmente em Outubro de 2021, no 10º encontro da ASAP, a plataforma "Observatório ROOX para o setor da advocacia". Esta plataforma apresenta de forma gráfica 27 grupos de questões, num total de 140, as quais abordam diversas perspetivas da adoção dos sistemas de informação pelos advogados em Portugal.

Em Portugal, a adoção de sistemas de informação no setor iniciou-se em finais da década de 80. Na altura os incrementos de produtividade proporcionados por um processamento de texto em substituição de uma maquina de escrever, o acesso a legislação em forma eletrónica em substituição do papel, a introdução de softwares de gestão, ou mais tarde a substituição de um fax por um sistema de correio eletrónico, entre muitos outros, provocaram enormes incrementos de produtividade e independência dos advogados.

Não é, no entanto, necessário recuar muito tempo, para percebermos como os sistemas de informação fazem parte do nosso dia-a-dia. Se esta pandemia de 2020/2021 tivesse acontecido em 2001, tudo teria parado, porque nem existiam as plataformas de software que existem hoje, e muito menos as comunicações que nos permitiram estabelecer ligações de banda larga dos nossos domicílios.

Em 2001, como é que o setor da advocacia se teria adaptado, sem os meios tecnológicos que possui hoje?

No entanto, o desafio dos sistemas de informação nas sociedades de advogados, ou seja, a muito falada Advocacia 4.0, estão hoje num patamar completamente diferente. A inovação não se discute apenas no contexto da melhor produtividade, ou no acesso e partilha de informação, mas também na transformação ou na melhor adequação dos serviços para um mercado com necessidades de maior proximidade, integração e serviço ao cliente.

Apesar destes desafios, deteta-se a existência de um setor a diferentes ritmos, quer seja pelas diferentes sensibilidades dos advogados em relação ao que podem fazer com a tecnologia, como também pelo custo de aquisição e exploração dos sistemas de informação implicam. Desta forma, consideramos que o Observatório ROOX, é uma ferramenta importantíssima, para não só compreender a atualidade, mas também perspetivar o futuro. 

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.